quinta-feira, 21 de abril de 2011

14,5 milhões de euros!!!

... a empresa responsável pela requalificação garante gastar uma média de 14,5 milhões de euros em cada escola e que "uma das grandes preocupações tem sido evitar espaços desnecessários e acabamentos de luxo"...
Sintra Nunes, presidente da Parque Escolar, diz que as obras não vão parar devido à crise.

Fonte: http://www.cmjornal.xl.pt/detalhe/noticias/nacional/ensino/materiais-de-luxo-em-escolas-novas

No comments...

2 comentários:

  1. - Há necessidade de requalificação das escolas?
    - Sim!
    - Quanto deverá custar uma escola?
    - Não sei!
    - 14,5 milhões de euros é muito?
    - Não sei!
    - Há espaços desnecessários?
    - Não sei!
    - Há luxos?
    - Não sei!

    O que eu sei é que há escolas a necessitar de requalificação e de equipamentos novos.
    O que eu sei é que há entre 500 e 1000 alunos, auxiliares e professores todos os dias numa escola e que há escolas a funcionar das 08:00 às 24:00 sem parar.
    O que eu sei é que uma parte das escolas tinha (tem) mais de 30 anos com todas as características inerentes a essa situação.
    O que eu sei é que o mundo evoluiu, em particular de 2000 para cá.
    O que eu sei é que imobiliário e equipamento antigo é ineficiente economicamente e em termos de aprendizagem.
    O que eu sei é que os novos equipamentos melhoram em muito a disciplina e a aprendizagem.
    O que eu sei é que se apregoa a autonomia, mas quando uma escola opta pela diferenciação surge de imediato um coro de críticas.
    O que eu sei é que se fala com muito desconhecimento das questões concretas.

    No caso em apreço, a notícia é uma não notícia. O CM não apresenta um único facto digno de relevo com excepção da existência de uma escola com um campo de voleibol de praia. E isso é considerado um luxo. Enfim! Sabem, por mero acaso, o custo de um metro cúbico de areia para escrever tamanho disparate?
    O artigo dá voz a alguém que tem ideia que poderia ser mais barata a requalificação das escolas. Nem uma concretização do que é um luxo.
    Sugiro que o presidente da ANDAEP ausculte os seus colegas de escolas intervencionadas não pela PE para verificar os problemas que material mais barato provoca e os custos associados.
    Sugiro que o CM verifique os custos dos "luxos" que apregoa e os custos dos materiais alternativos que propõe acrescidos dos custos de manutenção.

    14,5 milhões é muito dinheiro. É. É dinheiro mal gasto? Não sei. Dúvido.
    Preocupo-me mais que haja ainda professores que não tenham evoluído com o tempo e que desenvolvem a sua actividade como no início da sua carreira há vinte, trinta anos e que não utilizem as novas condições de trabalho como os alunos merecem.

    Nota: Não estou certo que a forma como o ME se propos resolver o problema do parque escolar, com a criação da Parque Escolar, tenha sido a melhor.

    ResponderEliminar
  2. A tua argumentação é demonstrativa da fractura esquerda/direita.
    Tu colocas o acento tónico na necessidade da obra. Julgo que é honesto dizer que melhores escolas geram melhores alunos e melhores resultados. A única dúvida que coloco é quanto nos custará cada "melhor" aluno??? Os bens são caros e não são ilimitados. Os contribuintes não suportam mais as boas intenções dos nossos governantes.

    Eu também não estou certo sobre o luxo mas considero que se existiram 100 escolas a ser intervencionadas estaremos a falar de 1,4 mil milhões de euros que o país simplesmente não tem. Se o ME fizesse estas obras com o dinheiro disponível respeitaria totalmente as opções políticas tomadas. No entanto, estamos a falar de empréstimos por isso temos de ser responsáveis pelos compromissos que assumimos para que terceiros os paguem.

    ResponderEliminar