segunda-feira, 25 de abril de 2011

Início ....

Começo hoje, dia 25 de Abril, a minha modesta contribuição neste espaço de troca de ideias sobre Educação. É importante para mim, fazê-lo nesta data tão significativa para Portugal para a Educação portuguesa.
Faço-o com muito prazer, correspondendo a um amável convite do meu amigo Filipe. Trabalhámos juntos, há uns anos atrás numa escola de Setúbal, partilhámos ideias, projectos e uma vontade enorme de conseguirmos contribuir para uma escola melhor.
Pensar hoje, trinta e sete anos passados sobre o 25 de Abril, sobre o que mudou nas escolas portuguesas, o que se alcançou e o que ficou para trás é um imperativo nacional, um balanço que urge fazer rapidamente. Conseguiu-se, ao longo destes anos, alargar a rede escolar, aumentar o número de alunos, diminuir o abandono e o analfabetismo, trabalhámos todos para construir uma escola democrática , um espaço de cidadania, de reflexão e de troca de ideias, fomos inovadores nas nossas práticas. E apesar dos tempos dificieis que a escola portuguesa vive actualmente, devemos orgulhar-nos de termos conseguido construir uma escola da Liberdade e da inclusão. Foi uma longa e dura caminhada que todos fizemos neste longo precurso com muitos desvios que tem sido a história e o caminho da educação em Portugal desde o 25 de Abril.

Sem comentários:

Enviar um comentário