segunda-feira, 10 de janeiro de 2011

PIAF

Reportagem da SIC sobre 5 jovens que abandonaram a escola e o projecto personalizado que é apresentado a cada um deles para regressarem.
Aqui está um bom exemplo que julgo que não haverá como não apoiar.
Uma escola especial que se foque no abandono escolar, com jovens de vários sitios do país que não se sentem nada mal por terem de ter abandonado "lares" - eles próprios já de abandono - para tentarem uma segunda oportunidade de se valorizarem a nível pessoal.
Para mim esse factor foi muito importante porque demonstrava que ao contrário do que dizem os defensores que os jovens problemáticos devem se manter nos seus espaços habituais, com a restante população que está interessada em aprender e que o Estado impõem os maus exemplos para manter os tachos do costume, "garantindo" o serviço de recuperação em qualquer escola, sem perceber que um regime de excepção deve ser realmente tratado como exepção.
Nenhum dos jovens da reportagem se sentia descriminado por estar noutro ambiente. Ao contrário, mostravam-se todos bastante gratos por os terem retirado de zonas que lhes permitiram abandonar o ensino obrigatório sem qualquer consequência.
Na minha opinião pessoal julgo que quem prejudique o normal funcionamento de uma escola, quer a nível de aproveitamento quer a nível de comportamento se não mostrar um verdadeiro empenho deverá claramente ser retirado do meio para não prejudicar quem esteja interessado em aprender em segurança. Talvez esta consequência pudesse reprimir outros de tentarem replicar os mesmos tipos de comportamento.

Sem comentários:

Enviar um comentário